quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rondon, um pioneiro

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 1865 e ficou conhecido como Marechal Rondon. Cursou Matemática e Ciências Físicas e Naturais, entre outros cursos. Em meio a alguns estudos, a nomeação para chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso surgiu em sua vida. Logo após, foi designado para a Comissão de Construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás. Ele abriu caminhos para a comunicação entre o Centro-Oeste, lançando linhas telegráficas e sempre mantendo um relacionamente saudável com os índios, afinal, em suas veias também corria sangue indígena.


Entre 1892 e 1898 ajudou a construir as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás, entre Cuiabá e o Araguaia, e em 1906, construiu mais uma linha telegráfica entre Cuiabá e Corumbá, que alcançava as fronteiras de Paraguai e Bolívia. Em 1907, estava no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares e foi o chefe da comissão que construiria a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, que seria a primeira a alcançar a região amazônica. Esse trabalho ficou chamado de Comissão Rondon. Essa mesma comissão acompanhou-o na exploração da região Amazônica.
Nas palavras de Juarez Távora, Rondon foi sem dúvida um pioneiro, que não tinha medo algum de desbravar terras desconhecidas e criar avanços para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário